Acerca de nós

Arquivos Históricos Departamento Diocesano de Arquivos Históricos e Património Cultural (DDAHPC)

O Departamento Diocesano de Arquivos Históricos e Património Cultural, da Diocese de Macau, abreviação  DDAHPC, foi estabelecido em 1 de Janeiro de 2020. É uma secção administrativa da Cúria Diocesana, da responsabilidade directa do Bispo de Macau, de acordo com o Código de Direito Canónico n.º 491, e sob a direcção do Chanceler diocesano, tendo as seguintes funções:

1. Arquivos Históricos e Património Cultural da Diocese: catálogo, gestão, tratamento e política de desenvolvimento e execução;

2. Património Diocesano: catálogo, gestão, tratamento e política de desenvolvimento e execução;

3. Preservação, conservação e restauração dos objectos e documentos históricos;

4. Cooperação, conservação, aplicação, investigação e promoções relacionadas com o Departamento Diocesano de Arquivos Históricos e Património Cultural.

Serviços de Informação e Consulta de Arquivos Históricos da Diocese

O Departamento Diocesano de Arquivos Históricos e Património Cultural, localizado no Paço Episcopal, armazena o arquivo histórico e o património da Diocese de Macau. Para solicitar a sua consulta,  preencha e envie o formulário no website ou por email para o Departamento Diocesano de Arquivos Históricos e Património Cultural (archives@catholic.org.mo), ou para a Cúria Diocesana através do FAX 2830-9954, para aprovação do pedido.

Salas de Exposição do Seminário de São José

Há salas de exposição na área reservada da ala velha do Seminário de São José, abertas aos visitantes. O conteúdo inclui o desenvolvimento da Diocese de Macau, Missionários e a história do Seminário, artigos litúrgicos e exposição especial. Reserva para visita:

Preencha e envie o formulário no website ou por email para o Departamento Diocesano de Arquivos Históricos e Património Cultural (archives@catholic.org.mo), ou para a Cúria Diocesana através do FAX 2830-9954, para aprovação do pedido.

Os interessados podem ainda visitar o Museu Tesouro de Arte Sacra do Seminário de S. José, adjacente à Igreja do Seminário de S. José. O museu está aberto das 10 horas às 17 horas, todos os dias, excepto às 4ªs feiras. A entrada é gratuita.

Contactos:

Director do Escritório: Benedict Keith Ip